O Projeto Contagem das Nascentes, que se propõe a localizar, cadastrar, recuperar e preservar as nascentes da cidade, continua a todo vapor. Na manhã dessa terça-feira (25), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve no Parque das Amendoeiras, na Regional Nacional, para fazer um reconhecimento do local.
O superintendente de Controle Ambiental da Semad e idealizador do programa, Eric Machado, explica que esse é um trabalho que não pode parar. “Hoje, apenas nessa pequena região do parque, identificamos e cadastramos mais seis nascentes. Algumas em péssimo estado, outras muito bem cuidadas. Chega a impressionar o número de pontos da cidade de onde brota a água”, explica.
O administrador da Regional Nacional, Eduardo Rodrigues, recebeu a equipe com empolgação. “É com muita alegria e entusiasmo que recebemos o pessoal da Semad aqui para realizar este trabalho. Temos uma incidência muito grande de nascentes, de córregos e de áreas de preservação. Fazemos parte da Bacia da Pampulha, o que, por si só, torna esse programa muito importante para que possamos ter um número correto das nascentes da região e desenvolvermos ações de preservação”, conta.
O cadastramento na regional está no começo. Ainda há muitos lugares a serem percorridos. Uma vez identificadas todas as nascentes, as próximas ações serão de recuperação e preservação. Também será montado um programa de educação ambiental para que a população local seja conscientizada e se torne, ao mesmo tempo, fiscal e agente de preservação das nascentes locais.